quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Só faltou o Olimpo para Oscar


O meu amor pelo esporte começou com o basquete. Herdei o amor às cestas de um avô distante, mas fã incondicional de Norminha e Maria Helena Cardoso. Eu, na época, era torcedora incondicional da Magic Paula, sempre mudando de time para torcer por ela, ainda mais quando os principais embates eram contra a equipe da rainha Hortência.

Bons tempos esses em que o basquete do interior e da capital tinham campeonatos fortíssimos, repletos das estrelas nacionais e com transmissão na TV. Talvez hoje, com o NBB isso possa reacender o amor ao esporte que já foi o segundo lugar no coração dos brasileiros, antes de o nosso vôlei começar a ganhar tudo e mais um pouco.

Oscar é recordista de pontos em Olimpíadas

Dos meus ídolos do basquete masculino estão Guerrinha, Pipoca, Marcel e, claro, Oscar Schmidt que, por três temporadas ganhou títulos com o imbatível time do Corinthians.

No entanto, mais que representar um clube, Oscar foi a cara do Brasil nas quadras. Talvez nenhum atleta conseguirá tal façanha. Não que seja impossível marcar mais pontos, jogar mais Olimpíadas, mas porque dificilmente outro atleta terá a garra e a raça do Mão Santa.
Em quadra, Oscar vestia a camisa, brigava, xingava, acertava e errava e, tal como os mortais, mostrava ser possível sim correr atrás dos sonhos. O dele, talvez fosse uma medalha olímpica que, por obra do destino, jamais veio para seu peito. Entretanto, o Mão Santa sempre foi o campeão do compromisso, da vontade e da luta diária dos brasileiros que ultrapassam muitos obstáculos para chegar ao seu destino.

E temos que reconhecer isso. Mas no País onde só o futebol nos interessa, esquecemos de reverenciar personagens de nossa história esportiva e temos que ver os EUA indicando Oscar para o Hall da Fama do Naismith Memorial Basketbal, celebrando sua carreira no basquete.

Os trâmites são complicados para chegar lá, mas a carreira de Oscar provará que ele merece lugar de destaque neste memorial e, assim, tal qual Ubiratan e Hortência, engrossará a fila de brasileiros que merecem tal honraria.

E você Brasil? Quando fará algo para homenagear Oscar, João do Pulo, Adhemar Ferreira da Silva, Maria Esther Bueno e tantos outros? Estamos esperando...


P.S. O Corinthians homenageou o cestinha em seu memorial




Nenhum comentário:

Postar um comentário