terça-feira, 1 de janeiro de 2013

2012: um balanço


Com a chegada de 2013 é inevitável não fazer um balanço do ano anterior no esporte nacional e mundial.

O primeiro e mais esperado momento mundial foram o Jogos Olímpicos de Londres. Os atletas mais consagrados da competição foram Michael Phelps e Usain Bolt. O Brasil novamente decepcionou no futebol – feminino e masculino – e no vôlei masculino que estiveram prestes a conquistar o ouro. No entanto, o país revelou o ginasta Arthur Zanetti, ouro nas argolas; a judoca Sarah Menezes e a seleção brasileira de vôlei feminino que, contra todas as espectativas, novamente subiu ao todo do pódio sob o comando de José Roberto Guimarães.

No futebol, o Santos chegou ao seu centenário, mas perdeu a força de um time competitivo tendo apenas Neymar como maior estrela. 

Destaque mesmo foi o Corinthians que, sem ter um time de craques, apostou no entrosamento e na coletividade de ir em busca dos títulos que tanto sonhava e, para a tristeza de seus arquirrivais, conquistou a Taça Libertadores da América invicto em cima do Boca Juniors. Para coroar o ano, foi ao Japão e sagrou-se bicampeão mundial ao bater o britânico Chelsea. No entanto, o maior destaque das conquistas, como não podia deixar de ser, foi a Fiel Torcida que, por mais um ano, manteve-se como o maior públicos dos  campeonatos disputados. Detalhe:  time levou cerca de 30 mil torcedores para o outro lado do mundo, sendo recordista de maior deslocamento de torcidas entre continentes dos últimos anos.

Ainda em terras brasileiras, o Fluminense sagrou-se tetracampeão brasileiro numa equipe comandada pela estrela do goleiro Diego Cavalieri e do centroavante Fred.

No tênis mundial, o mundo se encantou com o jogo de sérvio Novak Djokovic, número 1 da categoria.

No futebol mundial, como nos últimos 3 anos, a estrela foi o argentino Lionel Messi que bateu o recorde de gols em uma temporada, que pertencia ao aleão Gerd Müller. Agora, o recorde é de Messi, com 91 gols. 

Alguma dúvida de que Messi será eleito, pela quarta vez, o melhor jogador do mundo em janeiro? Feliz ano novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário