quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Nas mãos da máfia


Na última quarta-feira (16/1), a Fifa revelou que cerca de 50 campeonatos nacionais de futebol estão na mira de grupos criminosos que ganham dinheiro manipulando resultados.
De acordo com Ralf Mutschke, diretor de segurança da Fifa, o nível de vulnerabilidade depende do grau de corrupção no país. Se for assim, o Brasil estará em breve no topo da lista!

Melhor campeonato do mundo pode ter jogos manipulados

Para o diretor da Fifa, a manipulação de resultados no futebol é tão interessante financeiramente que, em alguns países, o crime já supera o tráfico de drogas. Segundo Mutschke, o baixo risco e os altos lucros têm inspirado os criminosos.

Revista demorou um ano
para apurar as denúncias
O anúncio da Fifa veio um dia depois de um dirigente  da Liga de Futebol Profissional (LFP) da Espanha, Javier Tebas, denunciar que o principal campeonato nacional do mundo, de acordo com o ranking da Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS), teve resultados manipulados. Para o cartola, o campeonato espanhol pode enfrentar o mesmo escândalo que, por algumas vezes, manchou o torneio italiano.

Entre 2011 e 2012, o calcio enfrentou novas denúncias sobre manipulação de jogos. Stefano Mauri, da Lazio, foi preso e clubes como o Napoli perderam pontos devido ao envolvimento com a máfia do jogo.  Na década de 1980, um escândalo maior sobre manipulação afastou dos gramados por dois anos o atacante Paolo Rossi, que voltaria a campo na Copa da Espanha e eliminaria o Brasil marcando três gols na semifinal do torneio.

O Brasil também não ficou livre disso. Em 1982, a revista Placar denunciou a “Máfia da Loteria Esportiva”, onde árbitros, clubes e jogadores contribuíam para que resultados fossem arranjados em troca de gordas quantias. Depois, em 2005, o Campeonato Brasileiro teve 11 jogos anulados quando veio à tona, por meio de reportagem da revista Veja, o esquema de corrupção, conhecido como Máfia do Apito, em que o árbitro Edílson Pereira de Carvalho negociou com grupo de investidores a manipulação dos jogos apitados por ele.

Árbitro era parte do esquema
O crescimento do futebol e todo o mundo e os altos investimentos no esporte abrem brecha para este tipo de crime. E quem paga a conta? Claro que é o torcedor!

Afinal, ela paga ingresso, pacotes de TV, compra produtos oficiais e dedica sua atenção ao esporte esperando que, dentro de campo, haja um jogo limpo. Ledo engano!

É necessário que não só a Fifa, mas todas a entidades máximas do futebol encontrem meios de brecar esta prática. Por que o mundo já perdeu muitos sonhos, não pode perder mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário