domingo, 27 de fevereiro de 2011

# HISTÓRIAS DO ESPORTE: O lado sujo da história do São Paulo Futebol Clube

Arquibancadas do Palestra Itália, 1933.


É incontestável que o São Paulo foi o maior clube brasileiro nos últimos tempos, conquistando o mundo com 3 títulos mundiais. Mas, fora de campo, é daqueles clubes que envergonham a história do nosso futebol.

Para quem conhece um pouco a história do país, sabe que nos anos 1940, o presidente Getúlio Vargas era simpático aos governos autoritários de Itália e Alemanha. Mas, com o início da 2ª Guerra Mundial, teve que mudar de lado e passou a apoiar os Aliados  e, com isso, cidadãos italianos, alemães e japoneses passaram a ser perseguidos no país.

O Palestra Itália, time montado pelos imigrantes italianos, passou a sofrer retaliações.  Isso porque, em 1942, o Conselho Nacional de Desportos (CND) baixou uma norma onde possibilitava o confisco de bens de associações esportivas ligadas aos países inimigos.

Diante da decisão do CND, dirigentes do São Paulo fizeram de tudo nos bastidores para tomar o patrimônio do Palestra, ou seja, o estádio etc.

Tamanha foi a audácia do Tricolor em ‘roubar’ o Verdão que, armaram uma invasão de torcedores e dirigentes na casa do Palestra. Mas, como os palestrinos ficaram sabendo da armação, fizeram vigília na sede do clube e os tricolores desistiram da ideia.

O fato é que não foi a única investida do time do Morumbi em passar a mão no estádio dos outros. A outra vítima foi a Portuguesa. Mas essa, é outra história.

O que poucos sabem é que o Morumbi foi construído com o dinheiro e a ajuda de Laudo Natel, então governador de São Paulo e, conhecido por ser um político envolvido em escândalos de desvios financeiros. Ou seja, o Morumbi foi erguido com dinheiro público e não do clube. Mas isso, também é outra história.

Para continuar existindo, o Palestra mudou de nome, passando a se chamar Palmeiras.  E mesmo com toda a sujeira armada pelo Tricolor, resistiu bravamente à intolerância e ao ‘assalto’ de seu maior inimigo.

2 comentários:

  1. Até hoje, tem gente que acha que essa história é lenda. O símbolo do Flamengo é o Urubú, mas ele seria muito mais aprofriado ao SPFW. Não esqueça de contar do jogo das esmolas, em que Palmeiras e Corinthians jogaram com toda a renda revertida a ajudar o São Paulo em grave situação financeira.

    Mulher entende de futebol sim, o problema é que as vezes elas escolhem mal o time.
    DA_LHE PORCONE!!!

    ResponderExcluir
  2. Fernando, poucas pessoas conhecem o lado negro do São Paulo! E acho que temos que divulgar isso. Independente do clube, temos que ter sempre às claras a bandidagem que rola do lado de fora (e às vezes dentro) dos gramados!
    Obrigada pelo comentário! Só não concordo com uma coisa: o melhor time do mundo é o meu alvinegro do Parque São Jorge!

    ResponderExcluir