segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Adhemar Ferreira da Silva e o salto que desafiou o mundo


Adhemar Ferreira da Silva é um daqueles atletas que deveríamos reverenciar diariamente por tudo o que fez pelo esporte brasileiro. E, infelizmente, poucos sabem quem foi esse grande homem.
Então, para não deixar sua memória passar em branco por aqui, vou contar um pouquinho sobre sua vida.
Adhemar Ferreira da Silva nasceu em São Paulo em 29 de setembro de 1927. Como muitos atletas brasileiros iniciou a carreira no salto triplo quase que por acaso quando aos 18 anos, depois de receber algumas explicações, fez um salto de 12,90 m.
Evidentemente, a marca impressionou a todos. Foi assim que o técnico Dietrich Gerner, do São Paulo, o convidou para defender o clube, iniciando uma parceria que se manteve até o final de sua carreira.
Aplicado, Adhemar seguia um detalhado plano de exercícios. Esse empenho mostrou-se eficaz, já que, em 1948, com um salto de 15,03 m, qualificou-se para os Jogos Olímpicos de Londres. Mas, foi na década de 1950 que começou mostrar ao mundo seu talento. Afinal, foi tricampeão pan-americano  em Buenos Aires 1951, Cidade do México 1955 e Chicago 1959, tornando-se o primeiro atleta brasileiro a conquistar tal proeza. E pasmem: feito esse que demorou 40 anos para ser igualado!
Durante toda sua carreira só competiu por dois clubes: São Paulo e Vasco. E a mudança de clube, depois de uma década defendendo o clube paulista, só aconteceu porque Adhemar, brilhante também fora das pistas, foi convidado por Samuel Wainer para ser colunista do jornal Útima Hora.
Algo difícil de se imaginar para um atleta comum? Não para Adhemar! Afinal, difer E, em 30 de setembro de 1951, bateu o recorde mundial saltando 16,01 m! Muito pouco para o que ainda faria durante sua carreira.
Nos Jogos Olímpicos de 1952, em Helsinque, Adhemar teve a façanha quebrar seu próprio recorde mundial  quatro vezes no mesmo dia! E como não podia deixar de ser, conquistou o primeiro ouro do atletismo brasileiro em Jogos Olímpicos.
Foi no Pan Americano de 1955 que o atleta fez a melhor marca de sua carreira: 16,56 m. Desafiado pelo atleta venezuelano Arnold Devonish que prometia vencê-lo, Adhemar o procurou e disse que o ouro seria seu. Até seu penúltimo salto Adhemar tinha saltado 16,15 m. No último salto Devonish marcou 16,13 m, mas para nossa sorte, Adhemar entendeu errado o anúncio e pensou que estavam empatados. E, superando a si próprio, concentrou-se e no último salto conseguiu 16,56 m, inaugurando o novo recorde mundial que foi batido muitos anos depois!
No ano seguinte, chegou aos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália, como favorito. E, como tal, saltou 16,35 m, marcou o novo recorde olímpico e trouxe para casa mais um ouro!
Adhemar continuou brilhando e, só em 1960, nas Olimpíadas de Roma despediu-se das pistas. Em janeiro de 2001, Adhemar deu seu último e derradeiro salto até o Olimpo, despedindo-se de uma vida vitoriosa e deixando um legado a ser seguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário