terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Em nome do futebol-arte, segurem os nossos meninos!



Basta um jovem jogador despontar num clube nacional, para logo toda a cúpula dos principais clubes europeus desembarquem no Brasil como malas cheias de dinheiro despertando a ambição e os sonhos dos atletas.
E como resistir à tentação de despontar nos principais campeonatos mundiais, ganhar muito dinheiro e acabar na seleção brasileira?
Se para muitos esta é a realização de um sonho – e em muitos casos é isso mesmo – devemos ficar atentos sobre quanto uma ida precoce para o futebol estrangeiro pode prejudicar o futuro desses jovens jogadores.
O mais preocupante aspecto disso é o modo como os clubes estrangeiros tentarm 'transformar' jovens franzinos em máquinas de músculos, capazes de enfrentar os adversários mais na base da força que no talento. Temos dois exemplos claros de como esse processo de transformação prejudicou atletas talentosos, levando-os a lesões seríssimas e aposentadorias precipitadas: Zico e Ronaldo Fenômeno.
Ambos, ao deixar o Brasil, tinham um biótipo franzino, que dava a ambos a leveza de fazer miséria em campo. Entretanto, depois da primeira temporada no exterior, tornaram-se musculosos, 'pesados' e, em pouco tempo, seus joelhos não aguentaram à carga a que foram submetidos.
Dizem, à boca pequena, que os tratamentos a que esses atletas são submetidos detonam a saúde e encurtam a carreira desses talentos. E aí fica a pergunta: será que vale a pena tudo isso? Será que Ronaldo – se tivesse opção – teria escolhido esse caminho?
Neste momento, craques como Lucas, Neymar e Ganso estão na mira dos clubes europeus e correm sério risco de serem submetidos a tudo isso, em troca da promessa de sucesso, fama e reconhecimento.
E nós, torcedores, comentaristas e profissionais do esporte devemos deter isso. Afinal, por que arriscar a saúde e a carreira de futuros ídolos só por dinheiro?
Por essa razão clamo: SEGUREM NOSSOS MENINOS POR MAIS TEMPO NO BRASIL. Vamos garantir que possam brilhar nos gramados nacionais, enaltecendo o nosso futebol e dando a nossos torcedores a alegria de ver o futebol-arte! E garantindo, claro, que possam brilhar por muito mais tempo no planeta bola!

Um comentário: