sábado, 2 de julho de 2011

O sonho olímpico pode ir por água abaixo

Cielo e mais 3 nadadores são pegos no doping e correm o risco de ficar de fora dos Jogos Olímpicos de Londres 2012



Cielo de terno: prudência para não prejudicar os patrocinadores

Na última sexta-feira, 1º de julho, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) divulgou que os exames antidoping realizados no Troféu Maria Lenk, em maio deste ano, dos nadadores Cesar Cielo, Nicholas Santos e Henrique Barbosa – atletas do Flamengo – e Vinícius Waked, do Minas Tênis, acusou resultado positivo para a substância Furosemida, da classe S5 Diuréticos, substância que, desde 2000, faz parte da lista de doping da Federação Internacional de Natação (Fina).

Apesar da constatação, os atletas foram apenas advertidos pela CBDA. A entidade acredita que os nadadores não tiveram a intenção do doping, pois os mesmos alegam que o resultado positivo ocorreu devido ao uso suplementos contaminados com a substância proibida.

Embora os atletas tenham declinado direito de realização de contraprova, ontem o Painel de Controle de Doping, instaurado pela CBDA, e presidido pelo Prof. Dr. Eduardo de Rose e também composto pela Dra. Sandra Soldan, Dr. Marcus Bernhoeft e o Dr. Cláudio Cardone, decidiu pela não punição dos nadadores.

O responsáveis pela análise do caso, afirmaram que o histórico dos atletas e o regulamento da Federação Internacional de Natação foram suficientes para apenas adverti-los.

Entretanto, a proximidade do Mundial de Xangai (CHN), que começa no dia 24 de julho, foi o detalhe determinante para que Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Vinícius Waked e Nicholas Santos não fossem suspensos pela entidade, como afirmou Sandra Soldan, médica responsável pelo controle de doping da CBDA.

A decisão da CBDA tem gerado polêmica. Em 2010, a mesma entidade suspendeu por 6 meses a nadadora Daynara de Paula pelo uso da mesma substância. Questionada pela reportagem sobre a diferença dos casos, Sandra Soldan disse que pelo fato de Daynara estar em início de carreira, tinha de aprender de alguma maneira.

Ao que tudo indica, a CBDA tenta proteger especialmente Cesar Cielo, principal atleta brasileiro e candidato a medalhas no Mundial de Xangai.

Mas tudo pode vir por água abaixo, pois a decisão da Confederação  tem que ser aprovada pela Federação Internacional de Natação (Fina), entidade máxima da natação, que pode, ou não, concordar com a advertência aplicada. Se a Fina não aceitar a decisão da CBDA, será realizado um novo painel para julgar os nadadores, que, se punidos, têm o direito de entrar com recurso na Corte Arbitral do Esporte.

Nos últimos dez anos, somente quatro casos de doping por furosemida foram registrados pela entidade. Por coincidência, a punição mais branda foi a de 6 meses aplicada à brasileira Daynara de Paula. Nas outras situações, os nadadores tiveram pena de dois anos. Se isso acontecer, Cielo, Barbosa, Santos e Waked estarão fora dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Em vinte dias teremos a resposta. Afinal, este é o prazo que a Fina tem para decidir sobre o caso. Até lá, os nadadores se prepararam para a competição em Xangai. Se tudo der certo, podem vir com a mala cheia de medalhas, mas com a desconfiança da torcida sobre a validade dos resultados. Afinal, nem todo mundo aprova o famoso 'jeitinho brasileiro'.

A culpa é de quem?

Cielo e os outros atletas afirmaram que o teste positivo para furosemida no antidoping deu-se por conta de ingestão de suplementos alimentares contaminados com a susbtância proibida.

Segundo a médica da CBDA, Sandra Soldan, a farmácia Anna Terra, responsável pela manipulação dos suplementos de Cielo, teria afirmado que o problema se deu porque havia furosemida na bancada, e substância acabou contaminando as cápsulas do suplemento, à base de cafeína. Ainda segundo a médica, o Ladetec, laboratório carioca credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), teria comprovado a contaminação após analisar as amostras.

Segundo a entidade, a empresa teria enviado um relatório avisando sobre a contaminação por falta de limpeza no balcão onde as cápsulas são produzidas.

Entretanto, não é o que diz o porta-voz da farmácia de manipulação, que nega ter assumido o erro pelo doping do nadador e estuda processar a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Reginaldo Lante, consultor do ISO 9001 e autorizado para falar em nome da farmácia Anna Terra, contesta a versão. Ele afirma que a contaminação cruzada por suspensão de partículas é uma excepcionalidade, mas que não pode ser descartada. Sendo assim, é impossível dizer se houve contaminação. As manipulações foram feitas em cabines separadas e isoladas. Os tabuleiros sempre são higienizados após o uso. E não usamos um tabuleiro para duas fórmulas no mesmo dia.

Como a família de Cielo afirma não ter mais nenhuma cápsula do suplemento, não há como atestar a veracidade do fato. Fica a pergunta: a culpa é de quem? A Fina é quem dirá!

A segunda vez de Waked

Para Vinícius Waked o teste positivo no exame antidoping do Troféu Maria Lenk, em maio deste ano, foi o segundo exame adverso de sua carreira em pouco mais de um ano.

Em fevereiro de 2010, o atleta do Minas Tênis foi punido por 2 meses por uso de isometepteno,. Na época, o atleta alegou ter ingerido a substância sem conhecimento ao tomar um remédio para dor de cabeça.

Na época, Waked perdeu a medalha de bronze conquistada nos 100m livre do Open de Natação. Apesar do histórico, o nadador não foi considerado reincidente pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

O médico Dr. Eduardo de Rose alegou que o Painel de Controle de Doping, instaurado pela CBDA, entendeu que não houve culpa ou negligência por parte do atleta e, por essa razão, houve apenas uma advertência. Se no primeiro caso tivesse havido punição, este seria somado ao anterior e o atleta seria punido em pelo menos seis meses.
 
Entenda o que faz a furosemida
A furosemida, substância encontrada no exame dos 4 nadadores brasileiros é a mesma que já suspendeu atletas como Daiane dos Santos.
Pode ser usada tanto para perda de peso ou para mascarar o consumo de outras substâncias dopantes, já que atua como diurético, eliminando água do organismo e, consigo outras substâncias dopastes.
Bastante usada em fórmulas para emagrecer, a furosemida em combinação com outras substâncias inibidoras de apetite, para funcionamento do intestino, tranquilizantes e antidepressivos.
Efeitos colaterais: os principais efeitos colaterais da furosemida são os decorrente do aumento da diurese e desbalanceamento eletrolítico. Outros efeitos colaterais mais comuns são:
• Náuseas e vômitos
• Hipotensão, taquicardia ou arritmia
• Sede e boca seca
• Alterações gastrintestinais
Câimbras e fadiga muscular
• Fraqueza e letargia
• Tontura
• Agitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário