sábado, 28 de maio de 2011

A nobreza do futebol-arte

Barcelona fatura a Copa UEFA e torna-se uma das maiores equipes de todos os tempos




Marque na sua agenda: 28 de maio de 2011 é um dia histórico! E, daqui há algum tempo você vai se lembrar dessa data e de ter assistido uma das maiores partidas de futebol-arte de todos os tempos. Sorte de quem viu esse jogo!

A final da UEFA Champions League entre Manchester e Barcelona tornou-se um daqueles jogos-símbolos em que assistimos uma aula sobre como jogar um belíssimo futebol.

É uma pena, mas a equipe do Manchester veio à partida como coadjuvante. O brilho e o bom jogo do Barcelona ressaltam aos olhos até dos mais pessimistas em relação ao futebol moderno. E, mesmo antes da partida todos sabiam – mesmo que inconscientemente – que o Barcelona entrava em campo quase campeão.

Ok, final de campeonato muda a figura do jogo? Muda, quando tratam-se de equipes comuns; não para o Barcelona, o melhor time da temporada, quiçá uma das maiores equipes de todos os tempos.

No início do jogo o Manchester pareceu estar melhor, mas essa impressão durou pouco tempo. Já nos 15 minutos o Barcelona mudou os rumos do jogo e, aos 27, Xavi deu um belo passe para Pedro abrir o placar.

Mas como vale sempre a tônica ‘Bola para o mato que o jogo é de campeonato’, o Manchester foi para cima e numa ótima jogada de Giggs, Rooney marcou, empatando 7 minutos depois.

O segundo tempo prometia uma batalha digna de grandes finais, mas não tem jeito, quando um time como o Barcelona decide vencer, não há que fazer. E, sob o domínio de bola dos espanhóis, os ingleses entraram na dança.

O que dizer de uma equipe que detém quase 70% de posse de bola e tem em campo atletas que, praticamente, não erram passes? Sem contar a qualidade técnica e genialidade de Lionel Messi... com esses atributos, o Barcelona dominou a partida e venceu, incontestavelmente com belos gols de Messi, aos 54 minutos, e Villa, aos 69 minutos.

Mas uma equipe grande e nobre como o Barcelona também brilha fora de campo. Já não bastasse a emoção de assistir uma das melhores partidas do futebol de todos os tempos, os espanhóis deram uma lição de humanidade ao deixar Abidal (aquele que há 10 semanas fez uma  cirurgia para extirpar um câncer) levantar a taça da conquista. A nobreza deste gesto enaltece ainda mais o feito. Afinal, o Barcelona mostra que a luta pelo bem, pela vida e pelo bom futebol, valem mais do que tudo!

2 comentários:

  1. Soube do seu blog após ouvir o Galera Gol de hoje. parabéns pelo blog, visitarei sempre a partir de agora. E Vaaaaaaaaaaaaaaai Corinthians, tbm meu primeiro, grande e eterno amor! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Marcela, como respondi por e-mail, espero que continue seguindo o blog. Em breve colocarei mais textos! Bjs

    ResponderExcluir