quarta-feira, 20 de julho de 2011

Um gol pela democracia



A ditadura militar no Brasil não perdoou nem os atletas que, por convicções políticas, defendiam a abertura do regime.

Todo mundo se lembra do Dr. Sócrates nos palanques da Campanha Diretas Já. Na época, o jogador corinthiano dizia que se a emenda Dante de Oliveira não fosse aprovada tornando as eleições diretas no Brasil, iria embora no país.

No dia 25 de abril de 1984 a emenda foi rejeitada pela Câmara dos Deputados por uma diferença de 22 votos. Por esse e outros motivos, Sócrates foi jogar no exterior.

Mas não ele não foi o único a dar voz para a luta conta o regime militar. Outros, empenharam-se mais contundentemente e foram perseguidos pelos militares. No último dia 21 de junho a Comissão de Anistia homenageou o primeiro jogador de futebol profissional perseguido politicamente no período.

Irmão de Zico, craque do Flamengo na década de 1980, Fernando Antunes, mais conhecido por “Nando”, foi jogador do Ceará Sporting Club no ano de 1968, tendo ajudado a equipe a formar a base da equipe que conquistou o Nordestão de 1969.

Perseguido por suas convicções políticas durante a ditadura militar, Nando teve sua carreira de atleta bruscamente interrompida devido a perseguição política, que colocava em risco sua vida, caso continuasse atuando nos campos de futebol do país.

Décadas depois, já anistiado, Nando teve a chance de vestir mais uma vez a camisa do Ceará, time que defendeu com brilhantismo.

Neste ato da Comissão de Anistia, mais do que simplesmente homenagear e contar sua história ao povo brasileiro, a iniciativa permite que façamos as reparações históricas necessárias ao profissional vítima dos anos de chumbo.

Para os jovens que mal conhecem a história do país, vale a pena saber que Nando fez um golaço para a democracia no Brasil!

2 comentários:

  1. Ótimo post, Vanessa. Futebol e política estão muito relacionados, como demonstra a partida realizada no Haiti um tempo atrás.

    ResponderExcluir
  2. Carol, você tem razão. Política e esportes estão intrinsicamente ligados, aind amais nos dias de hoje. E no futebol a coisa é ainda maior. Que bom que gostou do texto. Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir