quarta-feira, 13 de julho de 2011

O destino de Cielo nas mãos do Tribunal Arbitral do Esporte



Não passou batido pela Federação Internacional de Natação (Fina) a branda punição adotada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) a Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa  e Vinícius Waked.
Em 1º de julho veio à tona a notícia de que dera positivo para a sustância Furosemida no exame antidoping realizado pelos atletas durante a disputa do Troféu Maria Lenk.
Visando a participação dos principais nomes da natação brasileiro no Mundial de Xangai (CHN), que começa a partir de 24 de julho, a CBA apenas advertiu os atletas.
Em repúdio ao abrandamento da pena, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) afirmou que o julgamento dos casos de doping dos nadadores será realizado dia 20, quarta-feira, na própria cidade chinesa. Entretanto, a decisão, poderá ser anunciada apenas no dia 22.
A Fina sugere a substituição da advertência estipulada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) por uma suspensão. Dependendo do período de suspensão determinado pelo TAS, Cielo perderá as três medalhas de ouro conquistadas no Aberto de Paris, em junho: 50m e 100m livre e 50m borboleta. Tanto nos 50m livre quanto no 50m borboleta ele fez o melhor tempo da temporada.
Para driblar a imprensa e o assédio por conta de uma possível punição, Cielo embarcou antes da seleção brasileira para Xangai.
Agora, o atleta e os outros três envolvidos no suposto caso de doping aguardam a decisão que pode mudar os rumos do Brasil no Mundial e, até nos Jogos Olímpicos de Londres, 2012.
Para tentar escapar de uma punição maior, que impediria os nadadores de disputar o mundial e as Olimpíadas, o especialista em casos de doping, o advogado americano Howard Jacobs, será o responsável pela defesa de Cesar Cielo no julgamento no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Experiente, Jacobs já representou famosos atletas como os corredores Marion Jones e LaShawn Merritt, além do ciclista Floyd Landis e da nadadora Jessica Hardy em casos parecidos. 
Jacobs terá a tarefa de convencer os membros do TAS de que a punição dada pelo painel de doping da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) é suficiente, embora a Federação Internacional de Natação (Fina) tenha encaminhado ao tribunal um pedido de suspensão de Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, flagrados por uso de furosemida.
Onde está a verdade? Bom, dia 22 de julho, saberemos….ou não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário