segunda-feira, 18 de julho de 2011

Quando a superação vence o favoritismo




A final da Copa Feminina de Futebol ficou em segundo plano por causa das decisões na Copa América. Mas, nem por essa razão, devemos deixar de ressaltar a qualidade do futebol apresentado pelas meninas na competição.

A equipe norte-americana, bicho-papão no futebol feminino, chegou mais uma vez à final, enquanto para surpresa de muitos, a seleção japonesa chegou à decisão depois de despachar a Suécia na semifinal.

Enquanto todos apostavam numa vitória da seleção de Hope Soleo, o Japão usou a sabedoria oriental para driblar o favoritismo norte-americano e ganhar na raça o primeiro título Mundial da categoria.

Após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, com gols de Morgan e Miyama, as equipes se enfrentaram na prorrogação. Para espanto geral, novo empate em 2 a 2, com gols de Wambach e Sawa. 

Na cobrança de pênaltis, a equipe asiática levou a melhor. Hope Solo, que havia brilhado nas cobranças contra o Brasil não teve chances. Resultado final:  3 x 1 para o Japão. 

O sonho do tricampeonato norte-americano foi por água abaixo, enquanto as japonesas conquistaram o primeiro título de nível mundial tanto no futebol masculino quanto no feminino.

O que isso nos mostra? Ora, que favoritismo não dá título a ninguém e que paciência e persistência podem resultar em vitória e taça na mão!

2 comentários:

  1. Tive o prazer de acompanhar esta Copa do Mundo na íntegra e pude ficar imensamente feliz em ver equipes altamente qualificadas tecnica e taticamente, e como foi dito na postagem, a superação superou o favoritismo, a superação de um time que mal pode treinar pq ha 4 meses atras sofreu abalo nuclear e tsunami, mas deram um exemplo de garra e superação ao mundo, e com certeza não podiam perder, esta é das poucas oportunidades que o futebol não poderia ser injusto, Parabens Homare Sawa, a melhor jogadora da Copa, altamente qualificada tecnicamente e que seja cada vez mais incentivado o futebol feminino no mundo, pois esta longe do patamar que merece,inclusive nos EUA, onde se tem apenas 8 equipes na liga, o que é uma pena!!!

    ResponderExcluir
  2. A única injustiça dessa Copa é ver Marta, a melhor jogadora do planeta, ficar de fora desta final. Infelizmente, o Brasil do futebol, só têm olhos para a modalidade masculina que a cada dia tem apresentando um futebol bem além do esperado. Mas como vc, acompanhei alguns jogos da Copa e pude observar o quanto o futebol feminino evoluiu. E mérito total do Japão que superou todas as dificuldades e conquistou merecidamente o título.

    ResponderExcluir