quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

“Pouco futebol e muito descolorante, os males de Neymar são”


 Quando blogueiros e jornalistas criticam Neymar, muitas vezes são acusados de fazer isso em razão de paixões clubísticas. Em alguns casos, até pode haver mesmo uma pontinha de ciúme devido à qualidade do futebol do jogador.

No entanto, nos últimos tempos há razões de sobra para, senão criticar, mas apontar algumas falhas tanto no comportamento, quanto na qualidade técnica do atleta. Mas, quando isso é dito por Pelé, a coisa passa a ter relevância e deixa de ser visto como despeito.

Atacante foi criticado por Pelé

Nesta quarta-feira (20), o Rei do futebol deu uma bela entrevista para O Estado de S. Paulo e disse coisas que todo mundo tem vontade de dizer, mas nem sempre pode sobre Neymar. E acho, particularmente, que ele tem toda a razão!

A frase mais contundente de Pelé sobre o jovem atacante demonstra bem o que vimos no amistoso contra a Inglaterra: ‘ele (Neymar) é um jogador comum na seleção’. De fato, o atleta nunca apresentou na seleção o mesmo futebol desfilado pelo Santos em campos nacionais. Ali, ao lado de outras ‘estrelas’ ele é apenas mais um e, para o que se espera - e cobra dele - é muito pouco.

Pelé foi além. Disse que o craque não tem experiência internacional e, embora todos achem que ele tem que resolver os problemas da seleção, ‘Neymar não está preparado para receber este peso’.

Isso é notório, mas ninguém tem coragem de falar. Não é porque Pelé foi maduro aos 17 anos e ajudou na conquista da primeira Copa do mundo para o Brasil, que Neymar aos 21 fará o mesmo. As realidades são diferentes.

No entanto, a meu ver, a maior crítica do Rei é o que mais me preocupa sobre o jovem atacante: ‘Nós do Santos falamos que ele é o melhor do mundo, claro. Mas ele já se preocupa mais em aparecer na mídia do em jogar para o time’.

Sim, Neymar se tornou um produto de marketing e o futebol, que é o seu ganha pão, ficou de lado. E, sem ele, logo mais pode deixar de ser um craque para ser uma eterna promessa. E não é isso o que queremos.

Os dois últimos rompantes dele em campo – quando acusou o técnico do time adversário chama-lo de macaco e a briga inocente com o atacante da Ponte Preta – mostram que, quando não ganha na bola, Neymar quer ganhar no grito, pois está convencido de que é o melhor, mesmo quando está mal. E aí, mesmo sendo caçado em campo, simula faltas e isso faz com que ele seja visado pelos árbitros que não vão mais cair na imagem do cai-cai.

Claro que Neymar é excelente e atua ao lado de muita gente sem qualidade, mas quando o ego se torna maior do que os atributos futebolísticos é hora de parar e pensar.

Espero que as críticas de Pelé toquem Neymar. Alguém precisava tirá-lo do pedestal. Pois como já dizia Macunaíma:  ‘pouco futebol e muito descolorante, os males de Neymar são’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário