quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cinema e futebol: uma tabelinha que em dá gol de letra



Começa hoje, no Rio de Janeiro a 2ª edição do CINEfoot - Festival de Cinema de Futebol.  Trata-se do primeiro festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado a filmes sobre a maior paixão nacional: o futebol.
A novidade é que a partir de 2011 o Festival passa a incluir trabalhos internacionais nas suas mostras competitivas de curtas e longas, trazendo filmes da Alemanha, Espanha, Suécia, Chile, Uruguai, Argentina e Inglaterra. E o melhor, com todas as sessões inteiramente gratuitas.
Segundo o produtor cultural Antonio Leal, fluminense doente, idealizador e coordenador do CineFoot, o festival surgiu de vontade em promover uma cinematografia vigorosa que se encontrava sem nenhuma janela de exibição no país. “O CINEFOOT é o primeiro e único festival de cinema do Brasil e na América Latina dedicado a exibir filmes sobre este tema. O país do futebol não possuía um festival com estas características. Temos um diversificado cardápio de títulos que passam pela animação, ficção e, principalmente, pelo documentário. É muito importante trazer um público novo para viver a experiência de ver filmes de futebol na tela grande, na sala escura”.
Este ano, o festival acontecerá nas duas principais capitais futebolísticas do Brasil: Rio e São Paulo. Assim, de 26 a 31 de maio, os cariocas podem acompanhar os filmes no cinema Unibanco Arteplex, Praia de Botafogo. Os paulistanos têm vez de 2 a 5 de junho, no Museu do Futebol do Estádio do Pacaembu (São Paulo).
Como no ano passado, o CINEfoot exibirá uma programação atraente e variada de curtas e longas nacionais e internacionais sobre futebol. O legal é que  além dos filmes, o 2º CINEfoot também promove homenagens, debates e contará com a presença dos organizadores do mais tradicional festival da categoria em todo o  mundo, o 11MM - Festival Internacional de Filmes de Futebol de Berlim.
As mostras competitivas acontecem no Rio de Janeiro e premiarão com a Taça CINEfoot o melhor curta e o melhor longa metragens na cerimônia de encerramento, dia 31 de maio. Concorrem no total 10 curtas e 8 longas. O interessante é que os vencedores são eleitos exclusivamente pelo voto do public e recebem um troféu nos moldes das grandes competições futebolísticas, a Taça CINEfoot. 
A outra novidade deste ano é que em 2011 também acontecerá no Cine Glória, Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de maio, a primeira Mostra Cineesporte, voltada para o público infanto-juvenil, exibindo filmes de outras modalidades esportivas. E, em São Paulo, no Museu do Futebol, no dia 4/6, ocorre: a Mostra Dente-de-Leite, para crianças.
Uma boa pedida para quem gosta de futebol e cinema. A decepção para os paulistanos é uma programação mais resumida.  Antonio Leal explica que isso acontece porque “no Rio de Janeiro realizamos Mostras Competitivas de curtas e longas metragens. Este ano, pela primeira vez, estas mostras serão de caráter internacional.  Em São Paulo, buscamos formatar uma seleção de filmes mais alinhada com a cinematografia local, sem caráter competitivo. Estamos crescendo o número de dias de ocupação da Sala Armando Nogueira, no Museu do Futebol. Este ano teremos uma ação nova: a Mostra Dente de Leite, voltada para o público infantil, exclusiva para a capital paulista. Nosso objetivo, a médio prazo, é unificar as programações”.
Aproveite! Boa pedida! Mais infos em:  http://www.cinefoot.org/

Veja a programação de Rio e São Paulo, a seguir:

Rio de Janeiro – Unibanco Arteplex – Praia de Botafogo, 316
Data
Horário
Filme
26/5
20h30
O Gringo
27/5
19 horas
Vila das Torres
Supremacia Vermelha 100 anos de Grenal
27/5
21 horas
Os Fiéis
Todo Poderoso: o Filme
28/5
19 horas
On side
Futebol de Várzea
28/5
21 horas
Vivaldão – o Colosso do Norte
Mário Filho, o Criador das Multidões
29/5
19 horas
Gol a Gol
Telé
Copa Vidigal
29/5
21 horas
Porque hay cosas que nunca se olvidan
Grêmio 10 x 0
30/5
19 horas
The Refree
Ojos Rojos
30/5
21 horas
For Export
Apache
Argentina Futbol Club
31/5
19 horas
The Ball
Football under cover
31/5
21 horas
Passe livre
Entrega dos Prêmios

São Paulo – Museu do Futebol – Praça Charles Muller, s/n
Data
Horário
Filme
2/6
19h30
Vivaldão – o Colosso do Norte
Primeiro Tempo
3/6
19h30
Vila das Torres
Soberano – Seis Vezes São Paulo
4/6
11 horas
O Primeiro João
Gol a Gol
Ernesto no País do Futebol
5/6
15 horas
Luiz Apple – A vida de um campeão
Os Fiéis
Futebol de Várzea

Nenhum comentário:

Postar um comentário