segunda-feira, 22 de abril de 2013

Salve Julio!


Já dizia a música popular que “Goleiro não pode falhar/ Não pode ficar com fome/ Na hora de jogar/ Senão, um frango aqui, um frango ali,/ Um frango acolá”. Fico imaginando se todo mundo que corneta os arqueiros mundo afora gostaria de estar no lugar deles em um momento decisivo? Certamente não.

Afinal, quem pode aguentar tanta pressão e, ainda assim, conseguir fazer milagres? Muitos são os exemplos: Cássio, Marcos, Rogério Ceni, Dida, Taffarel, só para falar dos mais recentes. No entanto, digam qual desses grandes goleiros nunca levou um frango ou falhou em um momento decisivo? Todos eles, certo?!

Julio Cesar conquistou nove títulos com a camisa do Corinthians 


Pois bem, na madrugada de ontem (21/4), fiquei sabendo que Julio Cesar, ex-titular do Corinthians, será emprestado para o Criciúma. Não que eu seja contra a transferência de jogadores. Foi-se o tempo em que eles eram “amarrados” aos clubes por contratos que o impediam de mudar de camisa.

Acho até que a mudança de ares ajudam os atletas a ganhar experiência, confiança e, claro, o dinheiro que vai ajudar a cuidar da vida depois que o futebol findar.

Sim, já cornetei o Julio Cesar. Como torcedora tenho esse direito. Mas as críticas foram pontuais. Afinal, sempre o achei um cara bacana, correto e esforçado e, jamais faria dele o Judas do meu time por sua incompetência em dados momentos.

Julio Cesar falhou nas quartas de final com a Ponte Preta no Paulistão 2012. No entanto, ele também foi o cara que pegou muito em 2011 na campanha do pentacampeonato brasileiro. Ou será que a memória curta dos arquibaldos esquece que torcemos como nunca para ele voltar para debaixo da trave após a contusão que levou ao gol o jovem Renan,que não aguentou a pressão e sucumbiu em jogos importantes?

Não me esqueço disso. E me emociono sempre que lembro do Julio comemorando aquele título no Pacaembu. Afinal, ele mereceu tanto quanto os outros ou até mais, já que a desconfiança sobre ele sempre foi um adversário a mais dentro de campo.

Desde aquele erro contra a Macaca, Julio Cesar passou de herói a vilão! Recaiu sobre ele a culpa de uma derrota que deve ser dividida entre os outros 10 que estavam em campo. Afinal, goleiro não ganha jogo sozinho. Se a zaga, o meio campo e o ataque tivessem funcionado, aquela partida teria outro final. E, talvez este outro fim tivesse mudado os rumos do Corinthians no ano perfeito de 2012 (vai saber?!).

Fico pensando se os corintianos farão de Julio Cesar o novo Barbosa do futebol nacional? Seria justo com ele carregar a cruz de erros de um grupo como o ex-goleiro do Vasco e da Seleção Brasileira carregou até o fim?

Em 2011, entrevistei o psicólogo do esporte João Ricardo Cozac sobre os casos constantes de suicídios/crimes envolvendo goleiros. Naquela época, somavam-se cinco casos do tipo. O especialista explicou que a pressão sobre esse jogador são muito grandes e podem levá-los a atos como os citados acima.

“O goleiro trabalha à parte dos outros jogadores e uma falha dele pode ser decisiva na decisão de título ou vencer uma partida. A posição do goleiro é meio ingrata. É a única posição dentro de campo em que não se pode errar”, relatou o psicólogo que já trabalhou em grandes clubes de São Paulo.

Segundo Cozac, os goleiros têm o que chamamos de emocionalidade exacerbada, ou seja, têm uma personalidade acima do nível dos demais, já que sua posição requer muita coragem.  Diante disso, qualquer falha faz com que esse jogador viva entre o céu e o inferno, o tempo todo. Para Cozac, as falhas acontecem porque “muitos goleiros são pessimamente treinados emocionalmente. Na hora que mais precisa-se desses atletas, eles não conseguem resolver por não ter um emocional fortalecido como se espera”.

O fato é que esquecemos que os goleiros são falíveis, tanto quanto o atacante que perde um gol incrível na linha do gol, o zagueiro que fura uma bola dentro da área ou um volante driblado na intermediária. E a culpa de uma derrota e de uma derrota devem ser compartilhadas com todo o time. Fazer do goleiro o saco de pancada é sacanagem pura.

Julio Cesar foi tão atacado pelos críticos das arquibancadas que precisou encerrar sua conta no Twitter, perdendo seu direito de ter um perfil no microblog por conta dessas pessoas perdem o limite entre a razão e a emoção.

Ao saber de sua saída do clube fiquei triste e aliviada. Triste porque não gostaria de vê-lo saindo por “desconfiança”, mas aliviada porque sei que essa mudança vai trazer a ele um pouco de paz e experiência para dar a volta por cima e voltar ao Parque São Jorge com o campeão que é. 

E você corintiano, se sente bem com isso? Se sua consciência diz que sim, então não sei o que é ser torcedor. Agora, se você se sentiu mal pense comigo: quer ajudar a criar um novo Barbosa?! Se a resposta não, vale à pena homenagear a prata da casa que ajudamos a espantar!



P.S. Se fosse tão ruim, acham que ele teria tantos títulos com a camisa do clube? Além do Brasileiro (2011), Libertadores (2012), Mundial de Clubes (2012), também conquistou outros canecos, como Copa São Paulo de Futebol Júnior (2004 e 2005), Campeonato Brasileiro (2005), Campeonato Brasileiro Série B (2008), Campeonato Paulista (2009) e Copa do Brasil (2009). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário