quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Democracia corintiana volta às livrarias



Está de volta às estantes das livrarias um livro que conta uma história ímpar do futebol brasileiro. Afinal, em plena ditadura a maior equipe do futebol paulista incluiu em suas fileiras a democracia.
 
Para quem não sabe, em 1982, após dezoito anos de ditadura e décadas de mandonismo nos esportes, o Parque São Jorge, sede do Corinthians, respirou ares de liberdade. Uma experiência liderada por Sócrates, diversos outros jogadores e a diretoria do clube tornou-se a grande novidade futebolística do ano: a Democracia Corintiana. 

 
Democracia corintiana: a utopia em jogo, obra escrita pelo jornalista Ricardo Gozzi e por Sócrates, o grande nome desse período no Corinthians, resgata os eventos em torno de um movimento que mesclou aspectos políticos, sociais, culturais e esportivos. Enquanto Sócrates recuperou suas memórias do Corinthians democrático, Gozzi tratou de pesquisar o contexto histórico do movimento e entrevistar seus mais destacados protagonistas para montar este livro repleto de histórias surpreendentes. 
 
Em sintonia fina com o período de abertura política vivido no Brasil no início da década de 1980, a Democracia Corintiana atraiu simpatizantes e detratores. Três décadas depois, a Democracia Corintiana ainda é um assunto debatido com paixão nas rodas de futebol.

Mais que um resgate histórico, o livro mostra ser possível romper com o atual modelo retrógrado e corrupto do futebol brasileiro para, enfim, moralizá-lo.

Democracia corintiana: a utopia em jogo inclui um conjunto de fotos em cores e em preto e branco de Sócrates e outros participantes do modelo democrático de gestão do futebol.

O relançamento deste livro é mais homenagem a Magrão, e obviamente, atende a pedidos de seus muitos fãs. A obra volta às livrarias hoje, 14 de dezembro e agora também conta com uma versão em ebook. 
 
Leia, pois além de aprender sobre futebol, você vai aprender sobre a história do Brasil. Para todos os gostos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário