domingo, 11 de dezembro de 2011

Campeão na raça e no coração



Todo clube de futebol tem uma identidade. A do Corinthians sempre foi a raça.

Grande parte das vezes, em suas conquistas, o time do Parque São Jorge precisou contar com a raça e a determinação para chegar ao título. 

São memoráveis as conquistas decididas nos últimos minutos, depois de grandes períodos de jejum, com gols mágicos e antológicos que fizeram explodir a Fiel torcida nas arquibancadas.

Em 2011, como não podia deixar de ser, foi assim. O Corinthians sagrou-se pentacampeão brasileiro nos últimos minutos, quando lá no Rio de Janeiro, o Flamengo sacramentou o empate com o Vasco, garantindo à equipe alvinegra mais uma conquista.

Muitos irão contextar o modo como o Corinthians foi campeão. Afinal, não mostrou em campo um futebol de sonhos, mas sim um futebol eficiente capaz de vencer as partidas e somar os pontos na tabela. Das 38 rodadas do campeonato nacional, o time da Fiel foi líder em 27 rodadas. Dá para discutir isso? Não.

O que importa para o torcedor corinthiano, que acompanhou o time em massa – com a maior média de público da temporada – é ver a equipe mostrar raça e coração. E foi isso o que levou o Corinthians ao título. Afinal, quando mais precisou vencer, foi buscar na determinação e na valentia gols salvadores, como o de Adriano, ao 43 minutos do segundo tempo, contra o Atlético Mineiro.

E em 2011 foi assim. Depois de uma eliminação precoce na pré-Libertadores, com o desmonte do time perdendo suas principais estrelas – Roberto Carlos e Ronaldo, o Corinthians ressurgiu das cinzas numa vitória emblemática contra o Palmeiras. 

Foi a raça e o coração, os principais combustíveis para o time, pois ouviu das arquibancadas o grito fiel e apaixonado de seu décimo segundo jogador: a torcida.

E como não poderia ser diferente, o torcedor corinthiano teve que lidar com sentimentos dissonantes no domingo passado, ou seja, a dor de perder um grande ídolo como Sócrates, e a alegria de ser o melhor do Brasil naquele ano. E de uma maneira bonita e impressionante, a Fiel homenageou Magrão, arrepiando brasileiros em todos mundo. E pôde explodir depois de 90 minutos num grito abafado e emocionado de: "É campeão!".

Os adversários podem contestar tudo relacionado ao Corinthians, só nunca poderão deixar de aceitar o fato que os 30 milhões de corinthianos são diferenciados. Não importa para a massa alvinegra vencer, porque simplesmente #VivemosdeCorinthians



Nenhum comentário:

Postar um comentário