sábado, 31 de dezembro de 2011

2011, uma retrospectiva




Em 2011 chegamos à triste realidade de que nós, brasileiros, momentaneamente, não somos mais donos do melhor futebol do mundo. Embora brilhem craques aqui e acolá, no conjunto, nos falta aquele brilho capaz de fazer o mundo inteiro se dobrar de joelhos à nossa superioridade. 

Somos da geração que viu Ronaldo Fenômeno ganhar duas copas, umas delas jogando brilhantemente quando o mundo inteiro achou que ele não seria capaz. No entanto, também somos a geração que viu o mesmo craque encerrar precocemente a carreira porque seu corpo não aguentava mais. E como ele mesmo disse: " foi lindo pra caramba..."

Somos a geração que viu surgir na Vila famosa mais uma boa fornada de craques – Ganso e Neymar – que vai ainda dar muito o que falar. Em bem pouco tempo, eles serão os donos do mundo da bola e, orgulhosamente, bateremos no peito e diremos: "Eles são brasileiros!".

E quando todos pensavam que o mundo da bola estava perdendo seu encanto, com todo o pragmatismo da vitória simples sem brilho e encanto, tivemos o grande prazer de ver o Barcelona mostrar a nós, meros mortais e amantes do futebol, que sim, é possível, ver o futebol ser simples e bonito...como num carrossel. E, com orgulho, no futuro, diremos a nossos netos: "Sim, eu vi o Barcelona de Messi, Xavi e Iniesta jogar".

Somos a pátria que chora a morte prematura de ídolos que nunca deveriam morrer. Mas também somos a pátria e a geração, que dá adeus a esse Doutor da bola da melhor forma possível: num domingo de jogo e com o seu Corinthians campeão.

2011 foi um ano de grandes emoções...Mesmo que a canarinho tenha ficado em dívida, com certeza, nós, apaixonados por futebol nos divertimos muito! Afinal, o que importa mesmo é que a bola e a emoção continuem sempre rolando.... E que em 2012, possamos voltar a nos orgulhamos do nosso futebol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário