quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

As Copas que mudaram o destino do Brasil no futebol





Quem não daria tudo para estar no Maracanã naquele fatídico 16 de julho de 1950? Será que a sorte da Seleção Brasileira mudaria se um de nós estivesse lá? Dificilmente...

E quem de vocês não faria de tudo para ver a Hungria de Puskas na Copa de 1954? Pois é, poucos tiveram esse privilégio. Mas Armando Nogueira, Roberto Muylaert e Jô Soares foram agraciados e puderam ver tudo isso de perto. E o melhor, escreveram uma obra deliciosa sobre essas copas que remetem exatamente ao título do livro: A copa que ninguém viu e a que não queremos lembrar.

O interessante é que o livro escrito a seis mãos traz as impressões pessoais dos autores sobre as duas copas, tornando a leitura prazerosa e elucidativa.

Para os jovens que sabem apenas das histórias contadas por seus avós, a leitura vale à pena. Afinal, nunca é demais o aprendizado sobre a época áurea do futebol nacional.

No entanto, mais do que lições, a obra de Nogueira, Muylaert e Soares mostram como foi essencial para o Brasil perder duas copas para aprender a ganhar e, posteriormente, tornar-se hegemonia do futebol mundial. Daqueles livros para ler de um só fôlego!

Nenhum comentário:

Postar um comentário