terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Quebrando as pernas...da razão

A repercussão da invasão ao CT do Corinthians, no último sábado (1/2), parece não ter fim. E não por sensacionalismo, mas porque cada vez mais chegam à tona detalhes sórdidos de um pesadelo!

Em pleno século XXI, vivemos como na era medieval nos campos de futebol Brasil afora. Torcedor é tratado como gado, federações não se preocupam com calendário e as organizadas voltam a apresentar o pior lado da violência.

Emerson Sheik promete não abandonar o time, mesmo sob pressão da torcida


Depois de ler o comunicado da Gaviões da Fiel fiquei absorta. Pode ser que a invasão não tenha sido orquestrada pela diretoria da agremiação, agora dizer que a "imprensa marrom" tem caluniado a instituição insistindo em ligar o caso Oruro aos novos fatos. Ora, bolas! Se os caras presos na Bolívia estão constantemente ligados aos atos de violência — vide briga no jogo contra o Vasco e agora invasão ao CT —, a culpa é da imprensa em noticiá-los?

Ontem, recebi a informação de que a família de Emerson Sheik pediu para ele deixar o Corinthians. Também, pudera, os valentões que invadiram o centro de treinamento "só" queriam quebrar as pernas dele e de Alexandre Pato. Coisa simples e corriqueira, não?!

Claro que os familiares dos jogadores estão com medo. E têm razão para isso. Porque a irracionalidade está beirando a graus extremos. Dizem, até, que um dos torcedores queria matar o Pato. 

Criticar a má fase do time e dos jogadores é algo comum e direito do torcedor. Agora matá-los em razão disso? Não lembro de ninguém tentar fazer o mesmo quando o time caiu para a segunda divisão. E olha que a situação era muito, muito pior!

O problema é que o corinthiano, nos últimos anos, se acostumou com a vitória. Ganhou tudo de 2009 até 2013. É para acostumar mal mesmo. No entanto, parece que esses torcedores perderam sua personalidade e esqueceram que ser corinthiano é ser sofredor (graças a Deus!!!). Nada na nossa vida futebolística é fácil. Teremos derrotas arrasadoras e vitórias triunfantes. É assim a nossa história! 

O que não podemos — e não devemos esquecer — é que violência não leva a nada. Muito pelo contrário, só nos prejudicou, basta lembrar o jogo na Libertadores com portões fechados e a perda de vários mandos de jogo.

Sou à favor da greve dos jogadores porque é preciso Bom Senso não só dos clubes, mas de todos os envolvidos... E não me venham dizer que Paulo André está jogando mal porque lidera o movimento. Tem alguém jogando bem? Não misturem as bolas, por favor!

E por fim, sobre o Sheik, o que apurei é o seguinte: "Não vou embora do Corinthians. Eu amo o clube e vou encerrar minha carreira aqui". Agora, ele tem andando com seguranças...uma pena!


P.S. Eu sei que torcedor de futebol tem memória curta e que a má fase de Emerson só pioram as coisas, mas querer quebrar as pernas do cara que "acabou" do sentido bom da palavra com o Boca Juniors em pleno Pacaembu é demais da conta....

Nenhum comentário:

Postar um comentário